quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Humildade no Trabalho Apométrico - 4

4. Retorno
“Aquele, pois, que violar um desses menores mandamentos, e que ensinar aos homens a violá-los, será tido como o último no reino dos Céus; porém, aquele que os cumprir e ensinar, será grande no reino dos Céus.” (Cap. 18, Muitos os Chamados e Poucos os Escolhidos, item 8, Nem Todos os que dizem Senhor, Senhor! Entrarão no Reino dos Céus).
“O bom médium não é, portanto, aquele que se comunica facilmente, mas aquele que é simpático aos bons Espíritos, e que só deles recebe assistência. É somente nesse sentido que a excelência das qualidades morais tem influência sobre a mediunidade.”(Cap. 24, Não Coloqueis a Candeia Debaixo do Alqueire, item 12, 5.o parágrafo).
É enorme a responsabilidade para se dar o retorno do trabalho ao assistido. Nem tudo o que foi sintonizado deve ser mencionado. O mais importante é reforçar os pontos positivos.
Temos sempre que lembrar que, embora possamos estar bem-intencionados, poderemos prejudicar o assistido, com todas as consequências que desse fato advém.
Para evitar esse risco, o trabalhador deve falar ao assistido somente o que efetivamente aplica na sua própria vida ou assuma o compromisso de começar a seguir a partir daquele momento.
A história de Gandhi e o menino que gostava de doces é uma lição do mestre sobre esse cuidado.
Uma mãe procurou Gandhi com seu filho. Pediu-lhe que repreendesse o menino sobre os malefícios de se comer muito doce. Gandhi olhou para ambos e nada disse; apenas recomendou-lhes que retornassem dentro de duas semanas. Passado esse prazo, eles novamente foram recebidos pelo mestre. Gandhi ouviu da mãe o motivo por que estavam ali e ele conversou com a criança sobre os prejuízos que o doce pode trazer para a saúde. Surpresa, a mãe perguntou-lhe porque não poderia ter agido da mesma forma duas semanas antes. Gandhi respondeu-lhe:
- Naquele momento eu ainda comia doces.
O mais importante, no retorno a quem está sendo tratado, é ressaltar a mensagem da Personalidade Harmônica. Ela pode direcionar uma série de recomendações que ajudam o assistido. Afinal, ela faz parte do mesmo agregado espiritual e tem compromissos com a sua evolução.
Mas o mais importante é ressaltar a mensagem da Personalidade Harmônica. Ela pode direcionar uma série de recomendações que ajudam o assistido. Afinal, ela faz parte do mesmo agregado espiritual e tem compromissos com a sua evolução.
Por último, devem-se de fato praticar esses 4 princípios. E não somente ficar na intenção.

Nenhum comentário: