quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Humildade no Trabalho Apométrico - 1

Os Quatro Princípios da Humildade no Trabalho Apométrico
O próprio trabalho apométrico estimula a mais importante atitude de acordo com os preceitos do Evangelho de Jesus - o desenvolvimento da humildade no processo da mudança interna.
São quatro princípios que direcionam o procedimento do grupo apométrico: não julgar; ser servidor da Espiritualidade; entender que a Apometria pode ajudar em 20%; fazer a devolutiva ao assistido tendo consciência de que é preciso seguir o que se fala para ser coerente.

1. Não Julgar
“Por que vedes um argueiro no olho do vosso irmão, vós que não vedes uma trave no vosso?” (Cap. 10, Bem-aventurados os que São Misericordiosos, item 9, O Argueiro e a Trave no Olho).
“Não julgueis para não serdes julgados; pois sereis julgados conforme houverdes julgado os outros; e aplicar-se-á a vós, na mesma medida, aquilo que aplicastes contra eles”. (Cap. 10, Bem-aventurados os que São Misericordiosos, item 11, Não Julgueis para Não Serdes Julgados).
“Aquele dentre vós que estiver sem pecado lhe atire a primeira pedra.” (Cap. 10, Bem-aventurados os que São Misericordiosos, item 11, Aquele que Estiver sem Pecado Atire a Primeira Pedra).
Sem esse preceito não se consegue estabelecer a sintonia harmônica com o grupo para o atendimento efetivo. Julgar é uma atitude desarmônica, que bloqueia o fluir da energia.
É preciso aplicar o princípio do não julgamento em seus vários aspectos:
• Assistidos
Em primeiro lugar, não se deve julgar o passado dos assistidos. Certamente, se formos verificar, teremos mais mazelas para mostrar.
• Tratamento
Tampouco deveremos julgar o tratamento que foi encaminhado pela Espiritualidade. Confiar sempre nos mentores do trabalho.
• Companheiros
Um comportamento que não deve ser manifestado no grupo é o comentário (fofoca) sobre os colegas. Ele sempre abre brechas para o desequilíbrio do trabalho. É preciso cuidado com melindres e suscetibilidades.

Um comentário:

She Python disse...

Muito especial esse espaço.