segunda-feira, 6 de julho de 2009

Auto-obsessão

Quando somos nossos próprios obsessores
A Apometria considera que mais de 80% dos casos de obsessão são provocados por partes do próprio obsediado – as Personalidades Múltiplas e Subpersonalidades (ver).
Como elas possuem autonomia na sua rebeldia, “pensam” por si mesmas, podem se tornar adversárias ferrenhas da ponta física encarnada. Há um caso constatado em atendimento apométrico em que esse comportamento de uma PM pressionou tanto a ponto de instigar o encarnado a arriscar a vida em atividades perigosas. Essas PMs chegam a imaginar que poderiam ocupar a ponta física havendo o desencarne.
Para o dr. Lacerda, sistematizador da Apometria, a auto-obsessão é um distúrbio generalizado nos tempos modernos. Temos a oportunidade de resgatar essas partes desarmônicas. Mas o fundamental é que, como ocorre em toda terapêutica espiritual, a pessoa faça a sua parte.
A reforma interior começa pelo exame de nós mesmos. Temos opiniões arraigadas sobre determinados assuntos/pessoas? Tomamos partido de forma radical em prol de determinada causa? Brigamos porque o outro não concorda com nossas opiniões? Estamos sempre de mal humor? Temos medo de que a crise leve nosso emprego?
Idéias fixas, preocupações exacerbadas, discriminações são indícios de comportamentos obsessivos. É preciso tomar consciência de como eles ocorrem no dia a dia. E fazer uma análise em que possamos incluir o outro no nosso mundo. Por exemplo, coloque-se no lugar de quem pensa de forma contrária. Imagine como uma personalidade que você admira avaliaria esse mesmo ponto de vista. Desta forma, flexibilizamos nossa maneira de pensar e sentir, abrindo as janelas para a compreensão e a empatia.

Um comentário:

Roberto Barros disse...

Caros amigos da Apometria e companheiros de jornada, parabéns pela iniciativa e conteúdo - Amplia-se assim a cada dia a multilplicidade dos beneficios da Apometria.

Roberto Barros
http://bemviverapometria.wordpress.com/